Light Steel Framing é a designação utilizada internacionalmente para descrever o sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural.

Este Sistema construtivo teve origem nos Estados Unidos da América e Grã-Bretanha na decada de 1850, sem qualquer regulanentação técnica, no entanto tornou-se mais comum após a 2ª Guerra Mundial, devido à escassez de madeira e abundância de aço nas empresas metalurgicas após experiência com a guerra.

Em Portugal, encontramos edifícios com estrutura em aço leve apartir de 1993.


  • 1. Rapidez de Construção
    Anos a construir uma habitação, pode tornar-se desesperante para o dono de obra. Ao construir em aço leve, reduz o tempo necessário para a construção do edificio em 50%.
    A ARTSTEEL® garante os prazos de construção que assume com os clientes.
  • 2. Eficiência térmica

    Este é sem dúvida dos maiores argumentos da construção em aço leve, devido à fraca inércia térmica dos materiais que constituem o sistema. A inércia térmica de um edifício é a sua capacidade de contrariar as variações de temperatura no seu interior, ou seja, de reduzir a transferência ou transmissão de calor. Isto acontece devido à sua capacidade de acumular calor nos elementos construtivos. A velocidade de absorção e a quantidade de calor absorvida determina a inércia térmica dum edifício.

    Ao aquecer um edifício em aço leve, não terá de aquecer os materiais “frios” que constituem os sistemas mais tradicionais.

  • 3. Eficiência acústica
    As soluções construtivas que contêm lã mineral, atuam como um sistema "massa-mola-massa" proporcionando isolamentos acústicos muito superiores aos elementos de estrutura simples e rígida.
  • 4. Controlo de custos

    O rigor do sistema LSF permite um controlo de custos impossível de alcançar com outros métodos.

    Algumas pessoas confundem este tipo de edifícios com construções pré-fabricadas e imaginam que o preço deverá ser muito mais baixo que os praticados na construção convencional. Convém esclarecer que o sistema Light Steel Framing não é para quem procura construção de baixa qualidade a preço de saldo, pelo contrário. Empregam-se os mais recentes materiais, eficientes e tecnicamente evoluídos. Os níveis de segurança e conforto são elevados e, naturalmente, a qualidade tem o seu custo.

    Um edificio construído com o sistema LSF pode custar menos que uma construção em alvenaria, no entanto não é essa a grande vantagem. Ao construir em aço leve tem muito mais pelo mesmo valor ou até por menos.

    Uma parede exterior em aço leve tem pelo menos 25cm, e toda ela é constituída por materiais eficientes com uma inércia térmica baixa. Quanto custaria colocar todo este isolamento numa construção em alvenaria?

  • 1. Construção ecológica e amiga do ambiente
    O desperdício não combina com LSF. Na construção em aço leve conseguimos controlar com maior rigor o desperdício de materiais. As sobras são reaproveitadas ou recicladas.
  • 2. Valor imobiliário
    O peso da mão de obra no preço final de um edifício em alvenaria pode alcançar os 50%. Ou seja, metade do valor investido evaporou-se no esforço de aplicar os materiais. No caso das construções LSF, o peso da mão de obra raramente excede o terço do valor final. Assim, se um edifício com a mesma configuração custar o mesmo, o cliente adquiriu mais materiais pelo mesmo dinheiro. Pagou menos por aquilo que desapareceu, a mão de obra.
  • 3. Construção mais fiável
    60% do processo construtivo é executado em meio fabril, melhorando o controlo de qualidade e, consequentemente, reduzindo o risco do erro humano com falhas nas dosagens de materiais.
  • 4. Versatilidade
    Se quiser realizar uma simples ampliação, um anexo ou associar uma garagem à sua habitação já existente, este é o sistema mais limpo e eficaz para o fazer, evitando os incómodos inerentes aos sistemas construtivos convencionais.